sábado, 6 de abril de 2013

Lavagem da Lã de Carneiro :: Lambswool Wash

Temos hoje uma infinidade de lugares para comprar lã de carneiro para enchimento das bonecas Waldorf, mas como moro em um sítio, sempre pensei na possibilidade de obter por aqui pela região a lã. É uma economia muito grande no trabalho final, já que as bonecas Waldorf são um pouco mais caras. até pelo fato de todo o material precisar ser muito especial.
Conversando com um senhor que trabalhou aqui conosco, ele me indicou um sítio onde criavam carneiros, ele me deu o tel do encarregado, e depois de alguns telefonemas, finalmente ele tosou os bichos e parti para lá.
A fazenda é enorme mas os animais ficavam a maior parte do tempo confinados. A lã estava muito suja, daí, fiquei pensando qual seria a melhor maneira de lavar aquela lã, e recorri claro à Web para me situar.
Encontrei um site em Portugal!, o blog é o  Saber Fazer . Lá tem informações preciosas (fotos e vídeo) de como você trabalha a lã de carneiro.
Obtive muitas respostas e ainda estou aprendendo muito.
Infelizmente não tenho água corrente (rio) aqui, então, tive que improvisar um modo mais fácil para a tarefa...


 Primeiro coloquei em 2 fases, no tanque com água morna para retirar a lanolina da lã e sequei ao ar livre sobre um plástico grande. Quando secou, fiz um saco bem grande de tule para coloca-lo na máquina de lavar e usei sabão em pó neutro dando 2 lavadas. Dividi a lã em 2 partes, porque toda a lã que eu tinha era demais para colocar de uma vez só.



 Ficou perfeito. O saco de tule tem quer ser muito bem costurado, recomendo 2 vezes, para que não abra evitando que a lã saia pelo orifício
Ficou muito bem lavado e cheirosinho. Retirei tudo do saco e coloquei em cima dos plásticos para secar no sol. Deu super certo.